Lista completa de alimentos ricos em Saponinas

Há quem nunca sequer ouviu falar de Saponinas e, apesar de não ser algo muito conhecido por aí, esse composto de glicosídeos é algo essencial em muitos alimentos e ervas que consumimos no nosso dia-a-dia. 

Lista completa de alimentos ricos em Saponinas

Para aqueles que não conhecem a substância, as Saponinas são, basicamente, estruturas de terpenos policíclicos.

Esse tipo de composto possui características lipofílicas – de triterpeno ou esteróide – e hidrofílicas, constituída por açúcares, que auxiliam as propriedades de redução de tensão superficial da água e suas ações emulsificantes. 

Mas, deixando os termos técnicos de lado, afinal, o que as Saponinas fazem? 

Bom, essas estruturas estão presentes em diversos alimententos de origem vegetal que consumimos no nosso dia-a-dia, principalmente em grãos e em algumas folhas. Dessa forma, as Saponinas são responsáveis pelos benefícios que tais alimentos causam no nosso organismo.

Assim, podemos encontrar essa substância em alimentos e, até mesmo, em ervas medicinais utilizadas no tratamento de diversos problemas como, por exemplo, no Tribulus Terrestris – planta que auxilia no combate à impotência sexual.

As Saponinas atuam em vários setores do organismo humano, sendo, em alguns casos, a substância responsável pelo estímulo de hormônio e aumento do metabolismo. 

Com muitos benefícios ao organismo, as Saponinas são de grande importância para à saúde de um indivíduo, podendo, inclusive, serem utilizadas para a prevenção de câncer. 

Então, se você ficou curioso e deseja saber quais são os alimentos que possuem a Saponina em sua composição, este artigo é para você. Aqui eu irei apresentar uma lista completa de alimentos e ervas que possuem os glicosídeos que podem melhorar a sua saúde. Confira!

O que são Saponinas?

O que são Saponinas?

Como você pôde ver, as Saponinas são tipos de glicosídeos de esteróides, mas também podem ser consideradas terpenos policíclicos. 

Esta substância é um tipo de estrutura formada por triterpenos ou esteróides e açúcares, que determinam as propriedades de redução de tensão superficial da água, bem como suas ações emulsificantes. 

Esse tipo de estrutura está presente em diversos alimentos que consumimos no dia-a-dia, além de poder ser encontrado em ervas medicinais, utilizadas em fitoterápicos, como Tribulus Terrestris. 

Dessa forma, os agentes da Saponina atuam como estimulantes naturais no organismo, trazendo benefícios como a diminuição do colesterol, controle de açúcares na corrente sanguínea, aumento da produção de testosterona – em alguns casos – e, até mesmo, a prevenção de alguns tipos de câncer. 

Benefícios das Saponinas

As substâncias estimuladoras da Saponina auxiliam na produção de hormônios, controle de colesterol e conseguem, inclusive, prevenir o câncer. Assim, podemos destacar os principais benefícios das Saponinas, como: 

  1. Redução do colesterol

O composto das Saponinas reduzem o colesterol presente no sangue e no fígado dos usuários. Sua ação absolve o colesterol dos alimentos no intestino, além de aumentar a excreção do mesmo por meio do aumento da eliminação de ácidos biliares. 

  1. Prevenção de câncer

Ao agir impedindo a oxidação do colesterol no intestino, as Saponinas atuam como importantes agentes na prevenção do câncer de cólon. Dessa forma, as substâncias auxiliam na proteção do sistema imunológico e regulam a proliferação celular.

  1. Ação antioxidante

As Saponinas já são conhecidas como substâncias antioxidantes, então, dessa forma, o composto reduz a formação de placas nos vasos sanguíneos, o que acaba impedindo o surgimento de problemas no coração, como infartos e AVCs. 

Lista de alimentos ricos em Saponinas

A absorção das Saponinas pelo organismo é feita através do consumo de alimentos ricos com a substância. Assim, podemos destacar grãos, folhas e ervas naturais como as principais fontes de Saponina. 

Com base em estudos feitos a respeito da quantidade de Saponinas em determinados alimentos, foi possível identificar os seguintes grãos e verduras:

  • Soja;
  • Feijão branco;
  • Amendoim;
  • Espinafre;
  • Brotos de feijão;
  • Lentilha;
  • Fava;
  • Gergelim;
  • Ervilha;
  • Aspargos;
  • Alho;
  • Vagem;
  • Feijão cozido;
  • Aveia;
  • Grão-de-bico.

O que são as Saponinas no Tribulus Terrestris? 

Assim como nos alimentos apresentados acima, as Saponinas também podem ser encontradas em ervas medicinais, utilizadas como forma de tratamento para diversas doenças e condições. 

No Tribulus Terrestris, por exemplo, as Saponinas são responsáveis por grande parte de seus benefícios, atuando, principalmente, como fonte no aumento da produção de testosterona em homens. 

Por seu um composto estimulante, a Saponina auxilia a produção de testosterona, trazendo ao usuário mais libido, bem-estar e vitalidade – combatendo, inclusive, o envelhecimento masculino.

Sua ação na erva também pode ser destacada pela função do aumento do metabolismo do usuário, que garante o ganho de massa muscular e acelera a forma como o organismo processa todas as substâncias. 

Qual o melhor Tribulus do Brasil?

O Tribulus Terrestris possui uma quantidade interessante de Saponinas em sua composição, afinal, grande parte de seus benefícios vem através dessas cadeias de glicosídeos.

Assim, uma opção para quem busca as vantagens que as Saponinas têm a oferecer, é o Tribulus Terrestris – uma forma de suplementação com ação estimulante que traz diversos benefícios à saúde. 

Deixe um comentário